Presença mundial
É realmente surpreendente ver como o Cime di Rapa, uma hortaliça pouco conhecida em algumas regiões da Itália, seguindo os passos dos imigrantes, tenha alcançado os países do norte da Europa, Estados Unidos, Canadá, América do Sul e Austrália.
Nos relatórios estatísticos da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) o Cime di Rapa, conhecido também com o nome de “rappini” e “broccoli rabe”, está presente em numerosos mercados de hortifruti das grandes cidades americanas, como Baltimor, Boston, Chicago, Detroit, Los Angeles, Miami, New York, Philadelphia, Pittsburgh, San Francisco, St. Luís e Toronto, em todos os períodos do ano.
O consumo do Cime di Rapa é significativo na área nordeste dos Estados Unidos, como também na Califórnia, Flórida e Canadá. E o cultivo é distribuído sobretudo na Califórnia, Arizona, New Jersey, Ontario, Quebec e México. Todavia, em outras áreas da América do Norte, o Cime di Rapa é considerado uma típica hortaliça de “home garden”.
A importância do Cime di Rapa na América do Norte é uma realidade graças aos restaurantes das grandes cidades americanas usarem o Cime di Rapa como ingrediente de numerosos pratos típicos da tradição italiana.