A Colheita

Na Itália

O Cime di Rapa costuma ser cultivado em terras pequenas, hortas familiares e em conjunto com outras plantações. Suas folhas são alongadas e irregularmente lobadas e dentadas. É caracterizada por ter uma parte do caule sem folhas ou galhos que tem apenas flores terminais, com inflorescências de guarda-chuva que são colhidas antes que as flores se abram. Na Itália, o plantio ocorre no final da primavera ou durante os meses de verão, enquanto a colheita começa no outono, permanece no inverno, podendo continuar até o fim da primavera.

Na Puglia, são cultivadas numerosas variedades de Cime di Rapa, que são diferentes, sobretudo, em relação ao período de tempo decorrido entre a plantação e a inflorescência principal. Desta forma, as variedades se diferenciam pela longevidade do ciclo da colheita, sendo divididas como precoces, médias e tardias. As variedades adquirem o nome da localidade de cultivo, a duração do ciclo de plantio e época de colheita, a dimensão da inflorescência e a junção de duas ou mais características.

A variedade mais precoce, conhecida como “Quarantina” tem um ciclo muito breve, que pode terminar em 45 dias. Não tem possibilidade de crescer muito e produzem inflorescências muito pequenas que tendem fechar os botões florais muito precocemente.

Após a “Quarantina" temos os ciclos “Cinquantina”, “Sessantina”, “Novantina”, “Centoventina”, “Natalina”, Di Gennaio”, “Di Febbraio-Marzo” e “Di Marzo-Aprile”.

Nosso plantio
(Nosso plantio)

A variedade de ciclo médio, ou seja, aquela invernal em que a colheita é feita nos meses de dezembro (natalina) até fevereiro, tem umas folhas maiores e produzem inflorescências de maior dimensão, do qual deriva o nome “cima grande”.

As variedades tardias ou de primavera tem a colheita de março até abril-maio. As inflorescências principais colhidas em março, apresentam características de melhor qualidade, emergem do centro da planta quatro-cinco meses após a germinação da semente e podem conseguir 15 cm de diâmetro, por isso podem ser confundidas com o “cavolo brócolos”.

Normalmente a colheita é feita cortando as inflorescências com as folhas tenras inseridas sobre o tronco. Todavia o número de folhas que acompanha a inflorescência varia em função da dimensão da mesma inflorescência e da precocidade das variedades.